Nesta quarta-feira (24), participei por videoconferência de audiência pública na Subcomissão Especial de Combate à Censura (CCOM/SUBCOCEN), vinculada à Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. A sessão ocorreu a partir de requerimentos apresentados pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO). O tema foi o monitoramento e controle de redes sociais por órgãos públicos.
No meu depoimento, apresentei aos parlamentares os resultados das minhas investigações — o Twitter Files Brazil e a Vaza Toga 2.0 — realizadas em parceria com o jornalista americano Michael Shellenberger e o o biólogo e jornalista Eli Vieira.
Aproveitei também para anunciar a criação de um instituto dedicado à defesa da liberdade de expressão, em parceria com Eli Vieira e o advogado Hugo Freitas. Nosso objetivo é estruturar uma organização independente que atue na proteção desse direito fundamental, hoje constantemente ameaçado no país.
Minha fala buscou reforçar que o jornalismo investigativo e a sociedade civil precisam caminhar juntos para expor a verdade, garantir transparência e resistir a qualquer forma de censura de forma permanente.