O papel de bancos e fintechs na farra do INSS
Muito antes dos sindicatos, bancos já lucravam com fraudes no consignado
Todos já ouviram falar do papel de sindicatos e entidades de fachada nas fraudes contra aposentados. Poucos, porém, tratam de quem puxou essa fila: bancos e fintechs.
Segui o rastro do dinheiro e, neste minicast do Estúdio 5º Elemento, mostro que essas instituições não são vítimas, como alegam. Muito antes dos sindicatos, elas lucravam com as mesmas fraudes e práticas abusivas do consignado, hoje investigadas pela CPI do INSS.
Com o selo do Estado — acesso às bases de dados, convênios e desconto em folha — o benefício passou a ser tratado como colateral, e a conta ficou com quem menos pode pagar.
Assista, compartilhe e ajude a expor a engrenagem.




Servidores, ativos e aposentados, são acossados diariamente por bancos e financeiras que obtêm telefones com associações, sindicatos e com as próprias organizações, oferecendo "oportunidades", "facilidades" - que podem ser contratadas com um simples "sim" ao telefone, ocasionando automaticamente a sua "filiação". Ou seja, muitos dos lesados não poderão recuperar seus recursos porque "autorizaram" a obtenção de tais créditos em suas contas... bancárias.
Gostaria que me dessem uma posição, caso contrário terei que recorrer a outros meios para resolver meu problema